Comunicados de Imprensa

Eficiência no sistema de compliance é identificada como principal motor de inclusão e transparência financeiras

• Um estudo recente mostra que, no Brasil, 42% das organizações dispensam uma em cada cinco pequenas empresas devido aos seus processos atuais de KYC ou de gerenciamento de riscos.
  • 79% dos entrevistados concordaram que estariam dispostos a colaborar com outras instituições do mercado para agilizar as atividades de integração, de KYC e de vigilância nos processos.
  • No Brasil, 93% enxergam o processo de KYC como uma vantagem competitiva.

20/09/2017

São Paulo - As instituições financeiras em todo o mundo não só priorizam a inclusão e a transparência financeiras, mas também têm em comum o desejo de aumentar o compartilhamento de dados e a colaboração com os demais players do mercado para alcançar tais objetivos, de acordo com um novo estudo da LexisNexis® Risk Solutions, empresa global de dados, tecnologia e análise de porte internacional.

O estudo global de Inclusão e Transparência Financeira visou 300 profissionais qualificados do setor de serviços financeiros com foco no cumprimento de normas preventivas de lavagem de dinheiro, revelou um consenso mundial em torno dos benefícios de uma plataforma global de due diligence. A grande maioria dos entrevistados concorda que este tipo de serviço ajudaria a proteger a reputação das instituições, reduzir os custos de compliance, gerar eficiência e fornecer dados mais precisos para aprimorar a forma como as empresas tomam decisões.

A maioria dos entrevistados – 79% em todo o mundo – concordou que estaria disposta a colaborar com outras instituições do mercado a fim de agilizar as atividades de integração, de KYC (Conheça Seu Cliente, em inglês) e de vigilância nos processos. Mais de três quartos dos entrevistados sentiram que os benefícios superariam os custos se pudessem fazer parte de um serviço compartilhado para obter, gerenciar e levantar dados prévios de clientes comuns de forma mais eficiente.

Os entrevistados viram uma ampla gama de benefícios potenciais nesta abordagem como, por exemplo, reduzir os custos de compliance (52%); permitir mais rapidez nos serviços (48%); melhorar os preços (48%); customizar produtos (35%); expandir o mercado alvo (42%); e ajudar as instituições a proteger melhor sua reputação (35%).

O encargo do custo para entender seus clientes e suas transações também foi notório nos resultados da pesquisa. A Due Diligence de Cliente (CDD) representa uma parcela significativa desse custo, com o Brasil (61%), a China (36%), o Reino Unido (34%) e o México (30%) alocando mais de 30% de sua AML Compliance (Prevenção à Lavagem de Dinheiro, sigla em inglês) para o CDD.

Essas descobertas destacam o fato de que os bancos não só compartilham o desafio de gerenciar o aumento do custo de compliance, como também o risco de perder bons clientes e negócios como resultado de deficiências de análise. A pesquisa descobriu que 77% das instituições financeiras em todo o mundo consideram muito importante fornecer serviços financeiros aos bancarizados e aos não-bancarizados.

No entanto, cerca de metade das instituições financeiras mundiais rejeitam entre 6% e 15% de potenciais clientes individuais (50%) e clientes de pequenas empresas (48%) devido aos seus atuais processos de gerenciamento de risco ou KYC. Muitos deles citaram o esforço para verificar as informações como uma preocupação principal.

Os resultados mostraram que as instituições financeiras compartilham a visão de que a transparência financeira torna mais difícil esconder as transações ilícitas (83% em todo o mundo), e, portanto, é uma prioridade. No entanto, o estudo também revelou que fornecer aos stakeholders internos a informação que eles precisam para tornar decisões rápidas frente aos riscos de compliance e de decisões de risco ainda é visto como um tabu por 87% dos entrevistados.

Ruben Delfini, gerente de Desenvolvimento de Mercados Globais e de Mercados Comerciais dos EUA da LexisNexis Risk Solutions, disse:
"Há pouco sinal de redução da pressão reguladora para as instituições financeiras, e qualquer empresa com este intuito, ligada ao combate de lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e evasão fiscal permanecem firmemente em radares reguladores globais.”

"Nossa pesquisa destaca a necessidade de uma maior colaboração entre as instituições financeiras em todo o mundo, além do papel fundamental que a inovação desempenha na melhoria do processo KYC para torná-lo mais eficiente e efetivo. Plataformas globais de serviços poderão oferecer uma resposta ao desafio do KYC. ”

"Uma solução mais ampla e global de due diligence, focada não apenas em compliance, mas também no aumento da inclusão e da transparência financeiras para clientes de varejo e clientes corporativos em todo o setor de serviços financeiros poderia ser mais efetiva e rentável. À medida em que as informações de toda a indústria são centralizadas e aumenta-se a padronização dos processos de coleta de dados, benefícios reais podem ser percebidos e, em última análise, promover uma maior inclusão financeira e maior transparência em todo o mundo.”

Para receber uma cópia de nossa pesquisa, visite o estande LexisNexis Risk Solutions. 7º Congresso de Combate e Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo, evento organizado pela Febraban que será realizado nos dias 19 e 20 de setembro de 2017.