Como evitar a exposição as sanções indiretas

           

Contate-nos

Gerencie os relacionamentos das contrapartes em meio às crescentes sanções

rede de silhuetas azuis conectadas

Nas últimas semanas, vimos sanções sem precedentes impostas por países de todo o mundo em resposta ao conflito em curso na Ucrânia.

A estratégia é clara: cortar os suprimentos financeiros, congelar ativos, impedir o fluxo de bens e serviços internacionais e proibir o acesso aos mercados de capitais. 

O que não é tão claro, no entanto, são as relações em torno de alguns indivíduos e entidades não sancionados. A verificação do beneficiário final (Ultimate Beneficial Owner - UBO) dos bancos da contraparte é o pilar de qualquer processo de auditoria prévia, mas e a verificação das redes que cercam os proprietários?

Em um momento de atividade de sanções crescentes, o risco de exposição indireta às partes sancionadas aumenta significativamente. Para bancos que fazem negócios em todo o mundo, uma simples verificação do UBO em uma contraparte pode não levantar nenhuma bandeira vermelha, mas é improvável que alguém que tenha sido sancionado mantenha seu nome nos documentos de propriedade. Ao contrário, eles costumam usar redes complexas de conexões para reter sua riqueza enquanto permanecem sob o radar dos profissionais de compliance de sanções.

O cenário atual mostra a rapidez com que o status de um indivíduo ou empresa pode mudar. Em tempos de sanções crescentes, os bancos que mantêm relações de longa data com contrapartes podem não ter certeza se podem, ou como devem, continuar a fazer negócios com determinadas partes em tempos de sanções crescentes.

Como gerenciar o relacionamento de contrapartes no cenário atual?

A capacidade de desvendar estruturas de propriedade complexas é fundamental para evitar a exposição a sanções indiretas. Portanto, efetuar verificações aprimoradas de auditoria prévia é mais importante do que nunca. Deve-se considerar a realização de pesquisas na deep web e até mesmo verificações de mídia social. 

Hoje, neste contexto de mudanças rápidas, muitos bancos e empresas irão analisar seus programas gerais de compliance contra crimes financeiros e considerar se suas políticas e processos são adequados à finalidade. Esse período de atividade poderia funcionar como um catalisador para a transformação do Conheça seu Cliente (KYC da sigla em inglês para Know Your Customer)?

Esta pode ser a hora de avaliar e testar seus processos de KYC – você está realizando verificações além do que está normalmente disponível? Você está se aprofundando o suficiente para descobrir conexões que podem não ser óbvias à primeira vista? E você está considerando os riscos associados aos canais de pagamento fora da rede SWIFT, como é o caso da Rússia?

Se você precisar de ajuda para avaliar ou transformar os seus programas de KYC da contraparte, entre em contato com um de nossos especialistas.

Desejo ser contatado por vendas

Produtos que podem ser de seu interesse